QUANDO FURAR A ORELHA DA BEBÊ?
- Silvana Mendes Tesserolli
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Você mamãe, provavelmente já deve ter se perguntado isso, e eu venho aqui para te contar que, até o momento, não há um consenso sobre a idade adequada para perfuração da orelha da sua bebê.
Determinados pareceres dos Conselhos de Enfermagem, mencionam que seja realizado somente APÓS A VACINAÇÃO BÁSICA da bebê, ou seja, a primeira dose da HEPATITE e a BCG.
Já a Sociedade Brasileira de Pediatria, se posicionou orientando a fazer o primeiro furinho, após a vacina PENTAVALENTE (que ocorre até os 2 meses de vida).
Na minha rotina profissional, oriento após os 15 dias de vida, com a vacina da BCG realizada e peso mínimo de 3 kg de peso.
Cada caso é avaliado individualmente, pois algumas bebês podem apresentar o lóbulo muito pequeno nessa primeira fase. Um LÓBULO MENOR que 10mm, RECOMENDO aguardar alguns dias.
Outro fator importante a ser levado em consideração, é de que nos primeiros dias de vida, o recém-nascido pode apresentar ICTERICIA NEONATAL, e muitas vezes, interna-se o bebê para tratamento com FOTOTERAPIA.
Nesse caso, terá que ser retirado o brinco e o furo com certeza fechará, ocasionando um novo procedimento de perfuração para recolocação do brinco.
Lembrando que para os RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS e menores de 2.500 kg, deve-se aguardar a bebê ganhar peso, e solicitar liberação do pediatra.
Busque por PROFISSIONAIS CAPACITADOS, com CONHECIMENTO e atendimento INDIVIDUALIZADO, para que todas as suas dúvidas sejam sanadas antes dessa escolha tão importante.
Enfermeira Silvana A. M. Tesserolli
COREN PR 006.257.006
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br
Comentarios